Saiba quais são os exames que a mulher deve fazer durante a gravidez

Saiba quais são os exames que a mulher deve fazer durante a gravidez

Um dia você acorda enjoada sem razão aparente. Ao tentar descobrir o que tem, lembra que a menstruação atrasou e começa a desconfiar que pode estar grávida. O teste da farmácia faz a dúvida virar quase que uma certeza: parece que você está esperando um bebê. Para confirmar, o ideal é ir ao médico e fazer um exame. No caso de confirmação, esse será o primeiro de muitos outros testes.
BHCG é o nome do teste que confirma com quase 100% de certeza que a mulher está grávida. Isso porque ele aponta que o hormônio HCG está presente tanto no sangue, quanto na urina da mulher. O HCG é responsável pela suspensão do ciclo menstrual durante a gestação e só existe no organismo das gestantes.

Ao comprovar a gravidez, um dos primeiros exames solicitados no pré-natal é um hemograma completo. Ele pode mostrar alguns problemas de saúde da futura mamãe, tais como: anemia, diabetes, HIV e sífilis. E também avalia-se o tipo sanguíneo da mãe, para o caso de, por exemplo, ser necessária uma cirurgia.
A pressão arterial materna é acompanhada durante toda a gestação. Esse cuidado visa ao diagnóstico precoce da pré-eclâmpsia, o que evitaria complicações durante a gravidez e também no parto.

O exame de urina detecta infecções e problemas no aparelho urinário da mulher, por isso, será feito periodicamente, durante toda a gestação. Já o exame de fezes verificará a existência de parasitas no organismo da mãe.

Durante a gestação, o ideal é que se faça ao menos três ultrassonografias. No primeiro trimestre, para determinar o tempo da gravidez e, também, para saber se a mamãe espera um ou mais bebês. Já nos outros trimestres, para monitorar a saúde do filhote, se a gravidez está transcorrendo da melhor maneira. E (claro) para as mamães curiosas descobrirem se esperam uma garota ou um menino.

No último trimestre da gestação, é feita uma coleta no colo do útero da mulher, a cultura da secreção vaginal, para detectar se há estreptococos no canal do parto. Caso seja encontrada no exame, a bactéria precisa ser eliminada para evitar que o bebê seja contaminado ao nascer.
Esses são os exames que toda grávida deve fazer. Por isso o pré-natal é tão importante. Consulte um médico assim que souber que espera um filho e faça o acompanhamento. Essa é a melhor maneira de ter uma gravidez tranquila e, principalmente, saudável! Seu bebê agradece!

Fonte R7

Entre em contato conosco, escolha o departamento desejado:

contato-comercial contato-comercial contato-comercial contato-comercial contato-comercial contato-comercial

Se você já usa nossas ferramentas, não deixe
de acompanhar as novidades e atualizações
periódicas que disponibilizamos.

Participe de nossa Newsletter:

Curta a AR Sistemas »